
quarta-feira, 27 de março de 2013
Projeto de Lei prevê semáforos sonoros em Petrópolis
O vereador Maurinho Branco (PTC) protocolou ontem na Câmara Municipal de Petrópolis um Projeto de Lei que obriga os semáforos de vias movimentadas da cidade a terem um sinal sonoro suave e sem estridência, além de faixas de pedestres com uma textura diferente como formas de auxiliar portadores de deficiência visual a realizarem a travessia. Essa tecnologia é chamada de semáforos sonoros.
Para o vereador Maurinho Branco, “A implantação dos semáforos sonoros representará uma conquista, sendo parte de uma série de ações e direitos previstos por políticas de acessibilidade que precisam ser implementadas em nossa cidade”. E completa, “sem dúvida, uma antiga reivindicação de familiares de deficientes visuais e deles próprios, além de pedagogos e gestores educacionais que vêem essa medida como mais uma forma de aumentar a autonomia dessas pessoas”. A instalação dos dispositivos sonoros terá como prioridade locais próximos a bancos, farmácias e escolas, segundo o projeto de lei.
Caso a lei seja aprovada, Petrópolis finalmente se adequa à Lei Federal 10.098/00, que estabelece que semáforos para pedestres instalados nas vias públicas devem estar equipados com mecanismo que emita sinal sonoro suave, intermitente e sem estridência, ou com mecanismo alternativo, que sirva de guia ou orientação para a travessia de pessoas portadoras de deficiência visual, se a intensidade de fluxo de veículos e a periculosidade assim determinarem. Além da legislação federal, há determinações semelhantes na Constituição Estadual e no Código Brasileiro de Trânsito.
A Lei prevê como prazo de instalação dessa nova ferramenta trinta meses e a realização de uma campanha educativa com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres. A lei segue para tramitação nas Comissões da Casa e, em breve, será votada em Plenário.

terça-feira, 26 de março de 2013
Assessores da Secretaria Geral da República se reúnem com Associação do Vale o Cuiabá
Como parte da programação da presidenta Dilma Rousseff, que veio ontem a Petrópolis para a Missa de Sétimo Dia das Vítimas da Chuva da última semana, uma comitiva composta por dois assessores visitou a Câmara na tarde dessa segunda-feira. O assessor da Secretaria Geral da Presidência da República José Claudenor esclareceu o motivo da visita: “quando a presidenta visita um lugar, a agenda geralmente é corrida. Então, chegamos antes, verificamos que demandas podemos receber para encaminhar diretamente à presidenta e depois monitoramos o processo. Hoje, estamos aqui para receber as demandas do Vale do Cuiabá”.
Para Paulo Igor (PMDB), presidente da Câmara de Vereadores, esclareceu um dos motivos que justifica a baixa velocidade das obras do Cuiabá: “o principal entrave, sem dúvida, é a burocracia. A gente até entende, mas não concorda com essa burocracia que é um verdadeiro empecilho à resolução dos problemas dessa região”.
Também esteve presente foi o presidente da Associação de Moradores do Vale do Cuiabá, José Quintela que explicou: “é uma região de herdeiros, não de posseiros. Há pessoas que lá vivem a sessenta, setenta anos. É bom saber que o governo federal está fazendo sua parte, então não dá para entender porque está tudo da mesma maneira, depois de dois anos da tragédia”.
Ao final da reunião foi feito o encaminhamento de agendar uma reunião entre a Associação, Vereadores e o Secretário de Obra Hudson Braga no período da tarde ainda de ontem. No entanto, com o tombamento de uma carreta na serra, o secretário chegou somente ao final da reunião, sendo marcado novo compromisso para hoje, às 15h.
Coordenador da Defesa Civil se reúne com vereadores
A convite do Presidente da Casa vereador Paulo Igor (PMDB), o Coordenador da Defesa Civil, Tenente Coronel Rafael Simão esteve ontem na Câmara de Vereadores para explicar a importância da Criação da Secretaria da Defesa Civil no Munícipio de Petrópolis. A reunião que durou toda a manhã de segunda-feira, ocorreu na Sala das Comissões e segundo os vereadores presentes, foi extremamente importante para o eles pudessem entender as questões de maior complexidade do Projeto de Lei enviado pelo Executivo Municipal.
Durante a reunião, Rafael Simão demonstrou sua preocupação com a legislação em vigor na Coordenadoria, que a deixa totalmente desprovida dos poderes necessários para medidas mais eficazes no combate a ocupação em áreas de risco e a retirada das famílias quando necessário. “É preciso que a Defesa Civil possa ter o Poder de Polícia administrativa para que a gente não funcione apenas quando aconteçam as tragédias e sim como órgão efetivo e contínuo na aplicação de políticas públicas que tenham efetividade”, disse o Coronel.
Simão expôs também sua preocupação com o quadro que precisa ser composto de pessoas com comprometimento e capacidade de resolver questões de desabamentos antes que eles aconteçam. Ele citou que durante anos, a Defesa Civil foi o local onde as pessoas eram transferidas para trabalhar como castigo e não por vontade de servir a cidade. Hoje, ele considera que esta pode ser a Secretaria mais importante do município, já que tem a responsabilidade de salvar vidas. “Ou vamos ter uma Defesa Civil que atue com responsabilidade e comprometimento ou assistiremos todos os anos tragédias como esta. Para isto, precisamos da Secretaria para ontem, argumentou ele”.
Para o Presidente da Casa, o papel do legislativo é justamente auxiliar o Executivo no aperfeiçoamento do Projeto e para isto entregaram uma proposta de emenda ao Coordenador para que seja estudada as possibilidades de se adequar ao Projeto inicial e votar ainda na sessão desta terça-feira. “Acho que todos os vereadores da Casa, entendem a importância da criação desta Secretaria e fico tranquilo porque confio integralmente na capacidade do Coronel Simão e no seu comprometimento com esta cidade. Só nos preocupamos em apresentar estas sugestões para que após a mudança do governo, os demais deem continuidade ao trabalho da Secretaria de Defesa Civil e por isto entendemos que com concurso publico, este trabalho terá continuidade” disse Paulo Igor.
Durante a reunião na manhã de ontem, os vereadores e o Tenente –Coronel receberam a visita dos Deputados Estaduais Nilton Salomão (PT), Bruno Correia (PDT) e Hélcio Ângelo (PSD) que passaram o dia de ontem na cidade para se encontrar com o Prefeito Municipal Rubens Bomtempo e a Presidenta Dilma Roussef na busca de soluções para a questão habitacional da região Serrana, principalmente Petrópolis.
O deputado Nilton Salomão disse que a cidade precisa de uma força tarefa na questão das chuvas e que dentro da Comissão de Políticas Urbanas, Habitação e Assuntos Fundiários da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro já esta fazendo um estudo para encontrar terrenos para a construção de casas para essas famílias que não podem retornar as áreas de risco. Ele disse ainda que faltaram atitudes eficazes necessárias para que esta tragédia fosse evitada. “Já encaminhamos um pedido para receber o cronograma das entregas das casas prometidas pelo governo estadual e estamos preparando o fundo de calamidade pública dentro da Comissão de Habitação e também já sugeri a Criação da Secretaria Especial de Reconstrução da Região Serrana. Precisamos da boa vontade federal e estadual para que as atitudes não sejam recorrentes, e possamos criar estrutura própria para evitar que continue se pagando fortunas de obras de contenção e se crie uma politica para enfrentamento nestas ocasiões”, afirmou deputado Salomão.
Paulo Igor sugeriu ao encerrar uma agenda para que os Deputados da Comissão possam visitar, acompanhados dos vereadores Montanha (PPS) e Roni Medeiros (PTB) representantes das regiões da Zona Sul as áreas mais atingidas pelas chuvas de domingo e segunda-feira da semana passada.
quarta-feira, 13 de março de 2013
VEREADOR INDICA A CONSTRUÇÃO DE PISTA DE SKATE NO PARQUE DE ITAIPAVA

CÂMARA RECEBE PRIMEIROS PROJETOS DO GABINETE DO PREFEITO

sexta-feira, 8 de março de 2013
PC&VB ENCONTRA-SE COM COMISSÃO DA CÂMARA PARA DISCUTIR SOBRE TURISMO
sábado, 2 de março de 2013
MAURINHO BRANCO E PAULO IGOR ACOMPANHARAM PROTESTO DA APITA
CÂMARA, EMPRESÁRIOS E CAMINHONEIROS SE UNEM PARA COBRAR MELHORIAS DA CONCER
Assinar:
Postagens (Atom)